A Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na quinta-feira, 12, concedeu a Comenda Referencial de Ética e Cidadania ao advogado Joel de Araújo, ex-presidente da OAB-Sorocaba.
A iniciativa foi do vereador Marinho Marte (PPS), que ressaltou o trabalho do homenageado para a advocacia e a cidadania no município. O presidente da Casa, vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidiu a solenidade, que contou com a presença de várias autoridades.
Natural da cidade de Campos Novos Paulista, onde nasceu em 22 de outubro de 1950, o advogado Joel de Araújo é filho de João Castro de Araújo e Maria do Carmo de Araújo. Oriundo de família humilde, começou a trabalhar desde muito jovem, como engraxate e, posteriormente, vendedor de livros. Com a vinda de sua família para Sorocaba, estudou na Escola Municipal Achiles de Almeida e no Colégio Estadual Octávio Novaes de Carvalho.
Em 1988, formou-se em direito na Faculdade de Direito de Sorocaba e estabeleceu-se no ramo da advocacia civil, criminal e trabalhista, com desempenho inclusive no Tribunal do Júri.
Foi presidente da OAB Sorocaba, de 1998 a 2003, e da Associação dos Advogados de Sorocaba e é presidente do Instituto dos Advogados de Sorocaba. É membro de diversas instituições jurídicas e fundador da Escola Superior de Advocacia de Sorocaba.
Para Marinho Marte, “a inegável conduta ética do homenageado é referência para as novas gerações, honrando a advocacia, engrandecendo o direito e promovendo a cidadania em nosso município”.
Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba